Na Semana Santa, a Igreja Católica realiza diversas celebrações para relembrar as últimas horas de Jesus, algumas bem conhecidas do público e outras, como o “Ofício de Trevas”, nem tanto. Na noite dessa quarta feira santa, 13/04, foi realizado na Paróquia São José Operário, um momento marcante da Semana Santa e uma tradição que remonta à Idade Média.
A celebração é realizada com todas as luzes do templo apagadas e apenas 7 velas em um candelabro iluminando o altar. Quando a celebração prossegue, apenas uma vela fica acesa, representando Cristo.
De acordo com o pároco da igreja, Pe. Dirceu Reis, a celebração relembra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. “A celebração da paixão quer nos relembrar a paixão, morte e ressurreição do Senhor, dando um destaque especial ao momento da sua paixão e o que aconteceu na hora da sua morte na cruz. Essa celebração leva-nos a recordar, em nossa vida, as situações de trevas que nos impedem de visualizar os sinais do ressuscitado na vida da gente hoje”, afirmou.
É o primeiro ano de realização da celebração na Semana Santa e muitos fiéis participaram desse rito com atenção, piedade e fé. A salmodia eleva o coração a Deus.
O “Ofício de Trevas” é um conjunto de salmos, cânticos, preces penitenciais e símbolos que permite aos católicos meditarem sobre a situação de escuridão em que ficou a Terra com a morte de Jesus. Antes do Concílio Vaticano II, de 1962 a1965, a celebração fazia parte da programação oficial da Semana Santa. Depois passou a ser optativa.
Confira algumas imagens:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.