Na manhã desse domingo, 23 de julho, as 9h30 na Paróquia São José Operário foi realizada a Santa Missa em honra a Madre Leônia Milito em razão dos 43 anos de seu falecimento. Participaram da celebração as irmãs missionárias claretianas.  As missionárias de Santo Antonio Maria Claret, foram fundadas em Londrina, Paraná – Brasil no dia 19 de março de 1958, por Dom Geraldo Fernandes Bijos e Madre Leônia Milito. A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Dirceu Reis, pároco, que durante a homilia destacou a importância de permitir que o Espírito Santo conduza a nossa história mesmo diante das nossas fraquezas. É o Espírito de Deus capaz de conduzir a nossa vocação para a paz e a felicidade assim como fez com a vida da serva de Deus, madre Lêonia. Ao final da homilia a Ir. Ana Bruscato, superiora geral, deixou uma mensagem para as famílias. “A madre Leônia diria aos pais: sejam bons exemplos aos seus filhos, vivam a santidade dentro de seus lares, pois é ali que a semente de Jesus é plantada e cultivada”, disse a irmã.

Durante essa celebração foi realizado batismo de 4 crianças. O Catecismo da Igreja Católica apresenta o “santo Batismo” como o “fundamento de toda a vida cristã”, “a porta que abre o acesso aos demais sacramentos” (1213). Com o Batismo, fazemos parte de um povo de sacerdotes, profetas e reis. É um acontecimento marcante em nossa vida, “uma data para se recordar”, nos ensina o papa Francisco: “É o sacramento sobre o qual se fundamenta a nossa própria fé e que nos insere como membros vivos em Cristo e na sua Igreja”.  A presença das irmãs missionárias claretianas foi providencial para inspirar toda a comunidade a fazer do batismo uma missão na Igreja e no mundo.

O Carisma da Congregação das Missionárias de Santo Antônio Maria Claret, dom do Espírito concedido inicialmente a Dom Geraldo Fernandes e Madre Leônia Milito tem como princípio fundamental o seguimento de Jesus, Missionário e Redentor. Dele nasce e se sustenta a espiritualidade centrada na Eucaristia, fonte e ápice de toda a fecundidade apostólica da Congregação, e em Maria, em cujo coração Deus estabelece a morada humana da redenção.

A missão essencial é anunciar a Palavra de Deus e servir os irmãos mais pobres, com o espírito das bem-aventuranças, seguindo as obras de misericórdia espirituais e corporais. As missionárias claretianas, são chamadas a participar da missão evangelizadora da Igreja, em todas as partes do mundo, indo aos lugares e situações mais pobres onde as pessoas são privadas do conhecimento de Deus e dos bens essenciais à manutenção da própria  vida.

Ao final da celebração as chaves dos automóveis dos fiéis foram abençoados. Na oração o padre invocou a intercessão de Madre Leônia Milito, reconhecida como protetora do trânsito. O padre recomendou que todos os motoristas cultivem, pela espiritualidade, a prudência, o respeito e a mansidão a fim de que o trânsito se torne, dia após dia, ambiente de cultivo à vida.

Confira algumas imagens da celebração:

#sãojosélondrina