As 15 horas dessa Sexta-Feira Santa, 29 de março, na Paróquia São José Operário iniciou, em silêncio, a Celebração da Paixão do Senhor com o rito de adoração da Cruz, lenho da salvação. Centenas de fiéis participaram dessa celebração, ponto central desse segundo dia do Tríduo Pascal. Recordamos a condenação, prisão, paixão e morte de Jesus na Cruz. Na Sexta-Feira Santa, é o único dia em que a Igreja não celebra Missa, mas celebra-se, sobriamente, uma ação litúrgica fazendo memória da entrega de Jesus por nós.
A celebração inicia-se em silêncio, pois a Igreja nesse momento está em profunda oração, pela entrega do Senhor por nós. O padre que preside a celebração, se prostra diante do altar e os demais ministros se ajoelham. Não tem os ritos iniciais como de costume, e depois de um instante de silêncio, o presidente da celebração profere a oração do dia. A Igreja deve estar sem flores e o altar desnudado, somente na hora da comunhão, coloca-se as velas e a toalha no altar e retira-se logo após a comunhão novamente.
“Ao meditarmos a via dolorosa de Cristo a caminho da morte, entendemos a nossa peregrinação nessa terra. Em cada estação da Via Dolorosa de Nosso Senhor, conseguimos iluminar as circunstâncias da nossa vida, da nossa vocação. O Senhor Jesus carrega a cruz. É condenado a pagar um erro que não cometeu. Mergulhado na inocência é condenado à morte e morte de cruz. Por isso, a cruz não é fruto do nosso mérito, mas caminho de salvação. Em outro momento Simão de Cirene ajuda Cristo a carregar a cruz. Aqui encontramos o sentido da verdadeira amizade, um amigo verdadeiro nos ajuda a carregar a nossa cruz cotidiana. Verônica, em outro momento, enxuga o suor e o sangue do Senhor. Tenhamos a graça de encontrar alguém que enxugue os nossos olhos. Jesus, carregando a cruz, encontra as mulheres de Jerusalém que choram por Ele. Quantos de nós temos chorado escondido, por medo do julgamento dos outros. Jesus não fica indiferente a nenhuma lágrima nossa, por isso peçamos o dom das lágrimas, eis a nossa humanidade se encontrando com a grandeza do amor de Cristo”, disse o Pe. Dirceu Reis, durante a homilia.
Confira algumas imagens dessa celebração:
#sãojosélondrina
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.