Durante a Santa Missa (19h30) desse último domingo, 18 de agosto, na Paróquia São José Operário, foi realizada a instituição de nove acólitos que estarão colaborando diretamente nas liturgias da comunidade, principalmente nas solenidades. Durante a homilia o Pe. Dirceu Reis, pároco, destacou que a instituição desses jovens como acólitos na comunidade é um sinal para todos, um sinal de que precisamos sempre do dom da piedade para reconhecer a presença, a voz e a ação de Deus na liturgia e na vida.

A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Dado que se pode acompanhar alguém indo à frente, ao lado ou atrás de outras pessoas, acólito é aquele que, na celebração da liturgia, precede, vai ao lado ou segue outras pessoas, para as servir e ajudar. O bom acólito é aquele que, sempre que necessário, se coloca a serviço da Igreja e das coisas de Deus: nas procissões, nas solenidades e em todas as celebrações litúrgicas, sempre quando se faça necessária a sua presença.

Os Acólitos executam tarefas como carregar a Cruz Processional, no início e fim da celebração, levar o Missal até o padre na hora das orações; administrar o turíbulo quando usado; ajudar o sacerdote na preparação do altar e na sua limpeza.

Parabenizamos os jovens pela instituição e pela generosidade de colaborar diretamente a vida litúrgica da nossa paróquia.

#sãojosélondrina