O sacramento do Batismo é, em primeiro lugar, o fundamento de toda a vida cristã e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Baptismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão.

O nome “Batismo” vem do rito central, que envolve a imersão na água. Isso simboliza a jornada de morte e ressurreição de Cristo. A imersão é como uma espécie de sepultura, na qual a nossa antiga vida marcada pelo pecado “morre” e emergimos como uma “nova criatura”. Além disso, o Batismo é chamado de “banho da regeneração e renovação no Espírito Santo”, pois representa o novo nascimento pela água e pelo Espírito.

Sendo assim, os batizados — que se tornam filhos de Deus e membros da Igreja — têm a responsabilidade de declarar e viver a fé que receberam de Deus através da Igreja. Além disso, são chamados a se envolver na missão apostólica do povo de Deus e contribuir ativamente na difusão dos valores cristãos. 

O efeito do batismo, segundo Santo Tomás de Aquino,  é a remissão do pecado original e atual. Por isso, não se impõem aos batizados, mesmo adultos, qualquer reparação pelos seus pecados passados. De tal modo que “se morressem logo após o Batismo, seriam introduzidos imediatamente na glória de Deus. Por isso o efeito do Batismo é a abertura das portas do Paraíso.” 

Confira as fotos do batismo de imersão dos bebês Maria, Matias e Daniel realizado no dia 12 de outubro de 2024, dia de Nossa Senhora Aparecida, na Paróquia São José Operário.

#sãojosélondrina