Com a igreja completamente repleta de fiéis foi realizada a Santa Missa de Domingo de Ramos que abre a Semana Santa em toda a Igreja Católica. Em razão da grande chance de chuva não foi realizada a procissão saindo da Praça dos Escritores como previsto. A celebração das 9h00 iniciou com a benção dos ramos dentro da Paróquia São José Operário. Dezenas de fiéis também acompanharam a liturgia no lado externo da igreja.

Neste dia fazemos a memória da entrada do Senhor Jesus em Jerusalém. Ele é o Filho de Davi, o Messias esperado por Israel. É um Messias humilde, que entra não a cavalo, mas num humilde burrico, sinal de serviço e pequenez. Seu serviço será dar a vida pela multidão. Ele é Rei, mas rei coroado de espinhos e não de humana vanglória.

Os ramos que trazemos nas mãos significam que reconhecemos Jesus como o Messias de Israel, prometido por Deus. Significam também que nos dispomos a segui-lo como o Servo que dá a vida na cruz. Levaremos estes ramos para casa. Devemos guardá-los num lugar visível durante todo o ano, para recordar nosso compromisso de seguir o Cristo num caminho de humildade e despojamento; segui-lo ainda quando não compreendermos bem os desígnios de Deus para nós. 

Ao final da Missa o Pe. Dirceu, nosso pároco, incentivou todos a viverem com fidelidade a liturgia de Semana Santa principalmente o Tríduo Pascal, em que temos a centralidade da nossa fé. E, mesmo diante das dificuldades que possamos encontrar para celebrarmos juntos a Semana Santa, Deus vai à frente de tudo. Ao irmos a Ele, Ele vem a nós, sempre.

As 19h00 desse domingo, 13/04, temos a Santa Missa também com benção dos ramos.

PARÓQUIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO

R. Ruy Virmond Carnascialli, 486 – Londrina – PR

#sãojosélondrina