Na tarde desse sábado, 26 de julho, cerca de 3 mil fiéis de todas as paróquias do Decanato Oeste da Arquidiocese de Londrina realizaram a peregrinação do Ano Santo, o Jubileu da Esperança. A peregrinação iniciou no Santuário Nossa Senhora Aparecida (Vila Nova) onde foram acolhidos os fiéis, as paróquias, os párocos e todas as lideranças. Dom Geremias Steinmetz, nosso arcebispo, conduziu a formação sobre a sua Carta Pastoral em comemoração ao Jubileu da Esperança. O arcebispo destacou o significado do tema do Ano Santo: “a esperança que não decepciona” (Rm 15,5). Nessa formação ele também explicou o conceito das indulgências plenárias reservadas para esse ano jubilar. No decanato foram realizadas as confissões em todas as paróquias preparando espiritualmente os fiéis para receberem a graça das indulgências.

Logo após a formação com o arcebispo teve início o trajeto da peregrinação em direção a Catedral de Londrina. As canções e as orações colaboraram com o espírito de oração e penitência. A presença das famílias, das crianças e dos jovens era muito grande e motivo também de grande emoção. Durante o trajeto foram realizadas quatro paradas. Em cada uma delas se refletia rapidamente a virtude da esperança, a comunhão eclesial, a vocação à santidade e o seguimento a Jesus. A última parada foi na escadaria da Catedral onde os jovens de todas as paróquias do decanato construíram, em mosaico, o símbolo do Jubileu da Esperança. Nessa parada todos rezaram pelo santo o padre, o papa, pela Igreja e pelas famílias.

A peregrinação foi concluída com a Santa Missa. A catedral completamente lotada de fiéis do Decanato Oeste. Os padroeiros das paróquias foram apresentados e acolhidos, os padres e diáconos do decanato concelebraram a Eucaristia presidida pelo nosso arcebispo. Ao final da celebração foi realizada a oração diante da cruz, sinal da redenção. O Padre Dirceu Reis, decano, agradeceu a presença de todos, a organização, a fraternidade entre os padres e disse “que todos são portadores da esperança que é Jesus e que a peregrinação foi um sinal visível de que a Igreja é Corpo de Cristo”. O arcebispo rezou na intenção do santo padre, o papa, em vista das indulgências e concedeu a benção final.

A Peregrinação do Decanato Oeste foi um grande marco na história e na caminhada pastoral da Arquidiocese de Londrina e das paróquias do decanato. A alegria e a fé dos fiéis, a generosidade e dedicação na organização, a acolhida e a escuta de todos em cada momento, a presença dos padres, dos diáconos e seminaristas, o testemunho das famílias e dos jovens, foram sinais generosos de esperança a todos os corações. Jesus, nossa esperança, continue a conduzir nossa missão.

#sãojosélondrina