“Fidelidade ao passado e responsabilidade pelo presente” são “as condições indispensáveis para que a Igreja possa desempenhar a sua missão no mundo”: assim escreve o Papa Francisco no Motu proprio “Antiquum ministerium” em 10 de maio de 2021, com o qual institui o ministério de catequista.

Na manhã desse último domingo, 23 de novembro, na Catedral de Londrina, foi realizada a Santa Missa presidida por dom Geremais Stenimetz onde foram instituídos catequistas de várias paróquias de nossa arquidiocese. As catequistas Dioner dos Santo Pereira e Maria Mello também foram instituídas representando assim os catequistas da Paróquia São José Operário.

O Papa Francisco através do ministério de Catequista nos recorda a importância do apostolado dos leigos na Igreja. Eles «são especialmente chamados a tornarem a Igreja presente e ativa naqueles locais e circunstâncias em que, só por meio deles, ela pode ser o sal da terra» (LG, 33); «os leigos podem ainda ser chamados, por diversos modos, a uma colaboração mais imediata no apostolado da hierarquia, à semelhança daqueles homens e mulheres que ajudavam o apóstolo Paulo no Evangelho, trabalhando muito no Senhor» (LG, 33); o Catequista é chamado, antes de mais nada, a exprimir a sua competência no serviço pastoral da transmissão da fé que se desenvolve nas suas diferentes etapas; o Catequista é simultaneamente testemunha da fé, mestre e mistagogo, acompanhante e pedagogo que instrui em nome da Igreja.

Nossas orações por todos os catequistas de nossa comunidade e nossos parabéns para a Dioner e Maria. Em breve, outros catequistas de nossa paróquia estarão começando o processo formativo em vista desta instituição.

#sãojosélondrina